Aguarde...

Doenças Cardiovasculares: quais as mais frequentes?

doencas-cardiovasculares-1200x676.png

As doenças cardiovasculares nada mais são do que um conjunto de doenças que atingem o coração e os vasos sanguíneos.

A maior parte das doenças cardiovasculares são desenvolvidas ao longo da vida, e normalmente está relacionada aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo. Outras podem ser descobertos a partir do nascimento, como a cardiopatia congênita.

Além disso, é possível o desenvolvimento de algumas doenças através de infecções, vírus e bactérias como são os casos de endocardite e da miocardite.

Demais fatores podem ser considerados de risco como:

  • Estresse;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Colesterol elevado;
  • Obesidade.

Portanto, vamos entender algumas doenças cardiovasculares mais comuns.

Cardiopatia Isquêmica ou IC

Acontece geralmente quando há a interrupção da passagem do sangue em uma ou mais artérias do coração, muito conhecidas como coronárias.

O maior risco da doença é sua evolução. Variando de caso para caso, mas a cardiopatia pode causar um infarto do miocárdio ou um ataque cardíaco.

Portanto, por conta da diminuição do fluxo de sangue nas coronárias, lesões no músculo podem acontecer. O que reduz o bombeamento do órgão causando até uma parada cardíaca. Vale ficar atento!

Fibrilação atrial ou FA

A fibrilação atrial trata-se de uma arritmia cardíaca, que acontece quando há o envelhecimento do corpo. A arritmia acelera os batimentos cardíacos, os tornando descompensados.

As consequências quando não tratada a doença são palpitações, mal estar, tonturas e em casos mais graves um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Geralmente são indicados medicamentos anticoagulantes para que o portador da doença não tenha maiores complicações.

Hipertensão arterial sistêmica ou HAS

A Hipertensão arterial sistêmica, nada mais é do que a famosa pressão alta. Normalmente, os níveis considerados normais  pela Organização Mundial de Saúde é de 12 por 8 ( 120/80 mmHg).

Entre os sintomas estão as dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Ao primeiro sintoma, o ideal é procurar um cardiologista para realização de exames e diagnóstico.

A HAS pode ser tratada com medicamentos contínuos e também na melhoria da qualidade de vida. Aqui, entram a alimentação e a prática de exercícios físicos. Reduzindo os índices de colesterol (gordura no sangue), há também a melhora na qualidade de vida e também o controle da pressão.

Sequelas da Covid-19

Muito tem se falado sobre as sequelas que a Covid-19 deixa para o nosso corpo. E os problemas cardíacos estão entre eles.

Estudos tentam entender se há relação entre pacientes que já tiveram covid com a pressão arterial elevada.  Uma das preocupações é a causa da miocardite, como sequela da síndrome, que é uma inflamação do músculo do coração, que pode causar arritmia e insuficiência cardíaca.

Todos os pacientes infectados recomenda-se realizar o check-up do coração, com exames clínicos e de imagem, como por exemplo o teste ergométrico, tomografias e até mesmo ressonância magnética.

Essas são somente algumas das doenças mais comuns de vermos. Vamos entender algumas formas de prevenção.

Prevenindo as doenças cardiovasculares 

A prevenção para essas doenças cardíacas começa nos hábitos de vida, uma vida sem excessos é uma vida saudável. Portanto, evitar comidas gordurosas, álcool, tabagismo, sedentarismo, consumo excessivo de sal, entre outros.

Dessa forma, vemos o quanto uma boa qualidade de vida faz diferença. Alimentar-se corretamente e de forma saudável traz benefícios para a saúde mas também para uma melhor disposição e energia.

Além disso, os exercícios físicos são aliados no combate à doenças cardíacas. A prática regular, de 30 minutos por dia, pode ajudar a proteger o seu coração.

Uma questão que também pode ser aliviada na prática de exercícios, é o estresse. Esse vilão pode prejudicar não somente o coração, mas todo o corpo.

Atenção ao histórico familiar  para as doenças cardiovasculares

Para aquelas pessoas que possuem histórico familiar de pressão arterial ou outra doença do coração, é preciso realizar o Check-Up anualmente ou a cada 6 meses, a depender da indicação do seu cardiologista.

Pessoas que possuam pais ou irmãos com hipertensão arterial sistêmica, por exemplo, têm maior chance de desenvolverem o problema no futuro. Outra questão também é o colesterol elevado, é necessário estar atento para controle dos níveis.

Lembrando que para aquelas pessoas que já tiveram algum acontecimento, como infartos, devem aderir ao acompanhamento a cada 6 meses e também possuir um preparo ideal para volta à rotina.

Tudo isso você encontra aqui na Santos Clinic. O Cardiotraining REHAB é um programa desenvolvido para indivíduos portadores de alguma comorbidade focado na reabilitação e bem-estar.

Quem pode realizar?

Os pacientes com as seguintes condições: pós infarto, cirurgia cardíaca, arritmia, hipertensão arterial, diabetes mellitus, entre outras.

O objetivo principal é alcançar uma melhor qualidade de vida, com diminuição dos sintomas relacionados a doença, e melhora dos exames laboratoriais iniciais.

Consiste em:

  • Avaliação com Cardiologista ou Pneumologista e definição do risco cardiovascular para reabilitação;
  • Solicitação de exames laboratoriais;
  • Teste de esforço máximo- teste cardiopulmonar;
  • Avaliação com educador físico;
  • Definição de limiares de treinamento e prescrição de exercício;
  • Treinamento físico 3x/sem por 3 meses;
  • Reavaliação médica após 3 meses com novo teste cardiopulmonar;

Agende sua avaliação! 


Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios*


logotipo-santos-clinic

A Santos Clinic é uma clínica especializada em saúde e qualidade de vida. Temos como objetivo fornecer ao paciente não só o melhor atendimento com excelência, mas também integralidade no seu tratamento através da nossa unidade de exercício supervisionado, com foco em prevenção, reabilitação cardíaca, pulmonar, oncológica e nutricionista.

Últimos Artigos

Santos Clinic - Cardiologia em Santos. Todos os direitos reservados

-
Desenvolvido por:
Seek Web Marketing Digital