Exercício físico ajuda ajuda no combate ao câncer

exercicio-fisico-ajuda-no-combate-ao-cancer-1200x675.jpg

Hoje em dia, cada vez mais nos deparamos com pessoas fazendo tratamento contra o câncer, e para vencer essa batalha vários artifícios são usados, como quimioterapia, cirurgia, dentre outros.

Um aliado importante nessa batalha é o exercício físico. É demonstrado que indivíduos em tratamento contra o câncer acabam por reduzir muito o nível de atividade física, tendo como principais causas, o cansaço, a dor e a falta de motivação.

Vários estudos mostram que exercícios físicos regulares em pacientes oncológicos auxiliam não só na melhora dos sintomas, como também no controle da doença, e até na diminuição da mortalidade.

Um estudo recente demonstrou que indivíduos portadores de câncer colorretal metastático que praticavam atividade física tinham menor evolução da doença e, consequentemente, menor mortalidade.

Outros estudos apresentados recentemente envolvendo câncer de mama e pulmão, demostraram o benefício do exercício físico antes, durante e depois do tratamento, resultando em diminuição dos sintomas, reduções na gordura corporal e ansiedade, além do aumento da massa magra e melhora na qualidade de vida.

O papel do médico é avaliar, prescrever e incentivar essa prática.
Essa batalha também é nossa!!